quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Aspectos economicos do Paraguai.


Silos e plantação de soja.A metade da população ativa do Paraguai dedica-se ao setor primário, embora só uma pequena porção das terras aráveis seja cultivada. Os produtos mais importantes são mandioca, milho, cana-de-açúcar, soja, banana, algodão e, em menor escala, arroz, café, fumo, erva-mate e sementes oleaginosas. A cultura da soja experimentou grande crescimento em regiões do Alto Paraná e Itapúa, a ponto de converter o Paraguai em um dos principais exportadores mundiais do produto.
Há criação de porcos, carneiros, cavalos e aves, a do gado bovino tem importância maior. Este é criado extensivamente no Chaco oriental e no sul do país. Os grandes rios são muito piscosos, mas a pesca é praticada apenas de maneira artesanal. A exploração florestal aproveita numerosas espécies tropicais de madeira dura, como o quebIndústria
O setor industrial produz cerca de 25% do PIB do Paraguai e emprega cerca de 31% da força de trabalho (Outubro 2005)[1]. A produção industrial cresceu 2,9 por cento em 2004, após cinco anos sem crescimento. Tradicionalmente, de economia agrícola, o Paraguai está mostrando alguns sinais de crescimento industrial a longo prazo. A indústria farmacêutica está rapidamente substituindo os fornecedores de drogas estrangeiros para satisfazer as necessidades do país. Empresas paraguaias agora reúnem o 70% do consumo interno e também começaram exportar medicamentos. O forte crescimento também é evidente na produção de óleos comestíveis, roupas, açúcar orgânico, processamento de carne e aço. No entanto, o capital para novos investimentos no setor industrial da economia está fraca. Após a revelação de corrupção financeira generalizada na década de 1990, o governo está trabalhando para melhorar as opções de crédito para as empresas.
Energia
Vista aérea da Usina Hidrelétrica de Itaipu, a maior do mundo.Pobre de jazidas minerais, o país importa derivados de petróleo. A energia elétrica, que até o final da década de 1960 era obtida em centrais térmicas, com a queima de madeira e de óleo, experimentou a seguir um extraordinário incremento de produção, graças ao aproveitamento hidrelétrico da bacia do Paraná. A represa de Itaipu, uma das maiores do mundo, forma um grande lago artificial entre o Paraguai e o Brasil para alimentar a usina hidrelétrica do mesmo nome. Sua construção resultou de um tratado assinado em 1973.

Nenhum comentário:

Postar um comentário